A acupuntura é um método terapêutico originário da China e hoje utilizado em todo o mundo para prevenir e tratar doenças. Artrose, dor em consequência de exercícios repetitivos, tensão emocional e pré-menstrual, má postura, insônia, bronquite, asma, gastrite, rinite, enxaquecas e fibromialgia são alguns exemplos de doenças que podem ser tratadas com essa terapia.

O método consiste em inserir agulhas muito finas e de pontas arredondadas em locais específicos da camada superficial da pele, provocando estímulos em nervos e músculos. Esses estímulos chegam à medula e sistema nervoso, que liberam no organismo substâncias químicas com efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. A acupuntura trabalha também no sistema endócrino e imunológico e na parte emocional do paciente.

Para iniciar um tratamento com acupuntura o paciente é submetido a uma avaliação completa. Rotina, queixas, ansiedades, medos, dores, vida afetiva e sexual, além do exame clínico, reúnem informações importantes para o profissional decidir se a acupuntura é a terapia adequada para a enfermidade apresentada. Com base nesse resultado o acupunturista define como o tratamento vai ser conduzido, inclusive a quantidade de atendimentos e o tempo de casa um deles.

A acupuntura pode ser utilizada por pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos, mas possui algumas contraindicações. É muito importante a avaliação individual do paciente pelo profissional especializado antes da realização do tratamento.

Mantenha-se atualizado!

About Me

Dr. Jane Patterson is a board certified Family Medicine physician who provides primary care

Working Hours